Câmara aprova projeto Lei que institui campanha de
conscientização de vacinação contra a cinomose



O projeto de Lei de autoria do vereador Rodrigo Manga (DEM) que institui campanha de conscientização de vacinação contra a cinomose canina foi aprovado pela Câmara Municipal em primeira e segunda discussões.  De acordo com o vereador, a cinomose é uma doença canina que tem cada vez mais atingido cães. "Esta é uma chance dada ao melhor amigo do homem, pois essa doença não tem cura, porém dependendo da resposta imunológica do animal e o tratamento feito pelo médico veterinário, o cão pode sobreviver." Ele explicou ainda que o objetivo da Campanha é estimular a vacinação de cães em Sorocaba. "Muitos donos de cães nem conhecem a doença  e não sabem o risco que o seu melhor amigo corre sem a vacina."

A cinomose é uma doença viral que contamina os animais facilmente, e causa sintomas característicos e muito agressivos. Porém há prevenção, existem métodos profiláticos que não deixam que o cachorro se contamine com o vírus, embora muitos proprietários não tenham conhecimento da doença e sua prevenção. Animais abandonados nas ruas são os mais suscetíveis  a infecção pelo o vírus da cinomose e, como não são diagnosticados com a doença, pois não há quem os ampare, estes sofrem muito com os sintomas e  a transmitem para outros animais  não vacinados. Mas os cães que vivem no ambiente doméstico não estão imunes e também podem ter a doença, basta não ser vacinado e entrarem em contato com animais enfermos, o que pode ocorrer através dos portões de casa, durante banho em pet shop e em passeios nas ruas.

Como a cinomose é muito agressiva e rápida, se o dono do cão não notar os primeiros sintomas e deixar a doença avançar, pode chegar a um estágio onde é necessário sacrificar o cachorro. No Brasil ocorrem constantemente campanhas de vacinação que previnem contra a doença viral, mas ainda não alcançou níveis consideráveis comparados à campanha de vacinação de raiva.

Durante a campanha, de acordo com o Projeto de Lei, a Prefeitura poderá utilizar todos os meios de comunicação e informação disponíveis para a promoção da conscientização.