Câmara propõe campanha para viabilizar recursos à Santa Casa

Vereadores estiveram reunidos com a direção da Santa Casa, nesta segunda-feira (20), e apresentaram proposta de ação para mobilizar, sobretudo, o empresariado
 A Câmara Municipal de Sorocaba propôs ao padre Flávio Jorge Miguel Júnior, que está à frente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, promover uma ação a fim de viabilizar, com o apoio da iniciativa privada, recursos financeiros para serem investidos em melhorias nessa instituição de saúde. Toda essa mobilização estará a cargo da própria Câmara.
Uma reunião entra as partes foi realizada na tarde desta segunda-feira (20) na Santa Casa, para apresentar um esboço da proposta à entidade. A Câmara esteve representada pelos vereadores Rodrigo Manga (DEM), Engenheiro Martinez (PSDB), Fernando Dini (MDB), Fernanda Garcia (PSOL), Iara Bernardi (PT), Hudson Pessini (MDB), Fausto Peres (Podemos), Renan Santos (PCdoB), Anselmo Neto (PSDB) e Wanderley Diogo (PRP).
“A ideia é fazer uma campanha institucional de ajuda à Santa Casa, que é o principal hospital ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Vamos definir ainda o formato dessa iniciativa, de modo a torná-la legal. Mas a ideia é convidar, sobretudo, o empresariado a apoiar essa causa”, adianta Manga.
  O padre Flávio elogiou a iniciativa da Câmara e destacou que qualquer ação é válida para ajudar a Santa Casa, que considera um “patrimônio do povo sorocabano”. Segundo ele, conforme levantamento feito pela diretoria do hospital, a instituição precisaria de R$ 10,3 milhões para custeio de despesas próprias, além de aquisição de equipamentos para melhoraria do atendimento à população.
 De acordo com Manga, a reunião desta segunda-feira marcou o pontapé inicial dessa ação e um novo encontro será realizado nos próximos dias, com o propósito de dar seguimento às discussões e viabilizar a campanha. Lembra ainda que os vereadores têm colaborado com a Santa Casa, por meio de liberação de recursos via emedas impositivas e de economias feitas na Câmara, que possibilitaram, só neste ano, a devolução antecipada de R$ 1,5 milhão para que a Prefeitura repassasse à Santa Casa.
 Recepção e fachada – Antes da reunião, a direção da Santa Casa realizou a entrega das obras de revitalização da fachada e da recepção do hospital. O evento foi acompanhado por alguns vereadores, que conferiram o novo paisagismo do jardim, além de uma sala de atendimento e espera completamente reformulada.
“Nunca o povo sorocabano acreditou tanto na Santa Casa, o que mostra que está sendo feita uma ótima gestão. À Câmara cabe ajudar a fortalecer e potencializar o trabalho que vem sendo feito nesse hospital”, finaliza Manga.