Vereadores visitam novo Hospital Regional e cobram melhorias na regulação

Inaugurado em julho deste ano com 144 leitos de internação (108 cirúrgicos, dos quais, 16 são para crianças, e 36 clínicos), o novo Hospital Regional de Sorocaba, que leva o nome do médico cardiologista Adib Jatene e possui 27 mil metros quadrados de área construída, no Km 106 da Rodovia Raposo Tavares, foi objeto da visita de um grupo de vereadores, liderados pelo presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), durante a manhã desta sexta-feira, 17. Além de Manga, participaram da visita ao hospital o presidente da Comissão de Saúde, Renan Santos (PCdoB), e os vereadores Engenheiro Martinez (PSDB), Iara Bernardi (PT), Dr. Hélio Brasileiro (MDB), Rafael Militão (MDB), Silvano Júnior (PV), Pastor Apolo (PSB), João Donizeti Silvestre (PSDB), Wanderley Diogo (PRP) e Fernanda Garcia (PSOL).
Os vereadores foram recebidos pelo diretor técnico do hospital, o médico pediatra Carlos Garcia, que, no auditório do hospital, fez uma exposição geral sobre seu funcionamento. Em seguida, os vereadores se dividiram em grupos e visitaram todas as dependências do hospital, salvo as que estavam com pacientes em tratamento. Construído na modalidade de parceria público-privada, o novo Hospital Regional é administrado por duas entidades sem fins lucrativos: a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), fundada em 1933, que cuida da parte de atendimento de saúde, chamada de “bata branca”, e a Inova Saúde, que gerencia a parte administrativa do hospital, chamada de “bata cinza”.
Oferecendo atendimento de média e alta complexidade, o novo Hospital Regional de Sorocaba atende na área de emergência e trauma e oferece serviços como neurocirurgia, cirurgia cardiovascular adulto e infantil e ortopedia. O diretor técnico do hospital, Carlos Garcia, explicou que o hospital conta com 96 leitos de UTI, inclusive 20 leitos pediátricos que ainda não estão em funcionamento. Um dos diferenciais do hospital, segundo o diretor clínico, é a informatização de toda a sua gestão hospitalar, inclusive a dispensação de medicamentos, que é feita de modo fracionado e personalizado, garantindo a segurança e eficácia da prescrição, evitando o desperdício.
Carlos Garcia disse que há um estudo em curso para a possível construção de um centro de convivência nas proximidades do hospital, para atender os acompanhantes, muitos deles oriundos de outras cidades, mas essa questão está a cargo da Inova Saúde, que gerencia a parte administrativa do hospital.
O diretor clínico explicou que o hospital é 100% referenciado e, com isso, os pacientes são encaminhados pela Central de Regulação do Estado, além da Central de Regulação de Sorocaba.
Os vereadores foram unânimes em reconhecer a qualidade das instalações do hospital, mas também externaram sua preocupação com a regulação de vagas. O presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM), observou que, de acordo com os dados apresentados pelo próprio diretor clínico do hospital, Sorocaba, apesar de ser a maior cidade da região, ainda é a menos atendida no hospital. Segundo o presidente da Casa, essa é uma questão a ser tratada pela Frente Parlamentar de Saúde.
Outra queixa feita pelos vereadores é sobre a falta de acesso ao hospital pela Rodovia Raposo Tavares no sentido interior-capital, cujas obras previstas ainda não foram realizadas.