O prefeito em exercício de Sorocaba, Rodrigo Manga (DEM), fez o lançamento nesta sexta-feira (30) do Projeto Feira Limpa, uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Nutrição, com o Sindicato dos Coletores de Lixo de Sorocaba. Representantes do sindicato e da empresa CSA estiveram presentes. O ato ocorreu no gabinete do prefeito.
Segundo o titular da pasta, secretário Fernando Oliveira, o Projeto Feira Limpa, proposto pelo prefeito em exercício, vai integrar o Projeto Feira Amiga, já desenvolvido por essa Secretaria, dando maior ênfase à limpeza das feiras, através da conscientização dos próprios feirantes.
Durante a reunião com os coletores, o prefeito em exercício Rodrigo Manga assinou o decreto instituindo o Programa Feira Limpa, que terá, entre suas ações, a conscientização dos feirantes sobre a necessidade de descartar corretamente os resíduos; o fechamento das ruas da feira pelo prazo de duas horas após seu término para que os coletores possam limpar o local com segurança; e uma parceria com a iniciativa privada para desenvolver essas campanhas, como a distribuição de sacos de lixo para os feirantes.
Manga ressaltou a preocupação do Executivo e do Legislativo com a saúde e a segurança dos coletores e lembrou que a Câmara Municipal aprovou uma lei de sua autoria, a Lei 11.446, de 26 de outubro de 2016, que instituiu a Semana de Conscientização “Não Jogue Vidro no Lixo”, que visa conscientizar a população sobre a importância de não se jogar vidro no lixo, sobretudo devido aos riscos de acidentes que traz para os coletores.
O vereador Rafael Militão, presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Casa, enfatizou que o Projeto Feira Limpa é fundamental para garantir a segurança dos coletores, prevenindo acidentes, muitas vezes graves, e ressaltou que a medida também tem um efeito positivo para o meio ambiente e a saúde pública, uma vez que evita que os resíduos entupam as bocas de lobo e sejam levados para os mananciais.
Os trabalhadores da coleta de lixo presentes na reunião com o prefeito em exercício relataram vários problemas, especialmente o descarte de casca de palmito, que possuem espinhos, colocando em risco a segurança dos coletores. Segundo os coletores, já houve caso de laranjas serem descartadas na rua, o que motivou a queda de um casal que passava de moto. Outro problema levantado pelos coletores diz respeito aos veículos que começam a trafegar pela via tão logo a feira se encerra, colocando em risco a vida dos coletores que estão varrendo o local e recolhendo o lixo. Esses relatos foram feitos pelos coletores ao prefeito em exercício, que ressaltou a importância de ouvir a categoria.