Rodrigo Manga protocola no MP pedido para garantir coleta de sangue de doadores de medula!

Rodrigo Manga protocola no MP pedido para garantir coleta de sangue de doadores de medula
Atendimento é restrito e possíveis doadores estão sendo barrados em Sorocaba. Documento foi entregue pessoalmente à promotora de Justiça Cristina Palma, nesta terça-feira (21)
 O vereador Rodrigo Manga (DEM) protocolou no Ministério Público Estadual, na tarde desta terça-feira (21), representação contra o Governo do Estado, em relação ao pouco caso no atendimento à coleta de sangue de doadores de medulas ósseas em Sorocaba. Conforme deliberação estadual, Sorocaba tem um limite de 200 coletas por mês para novos doadores.
 O documento foi entregue pessoalmente à promotora de Justiça Cristina Palma, que já havia tomado ciência do assunto e que informou que vai propor ação cível para solicitar a ampliação da coleta. “Ela até já acionou a Procuradoria de Justiça, para obter mais detalhes e demais documentações para embasar uma ação. Mas num primeiro momento, a meta é tentar obter uma liminar judicial para que o serviço não seja restringido”, explica Manga.
Segundo o vereador, muita gente tem reclamado que não está conseguindo colaborar, devido à restrição de cotas. “A promotora até citou o caso do sorocabano Thiago Wilfer, de 34 anos, que tem leucemia e precisa de um transplante de medula. Soube que muita gente tem ido fazer a coleta de sangue e que tem sido barrada na porta do hemonúcleo de Sorocaba”, aponta.
A promotora também apontou a disparidade de cotas de coleta liberadas para outras instituições no Estado, como população similar e até menor que Sorocaba, mas com uma capacidade de atendimento maior. É o caso do Hemonúcleo de Ribeirão Preto, que tem 1.500 cotas de coleta de sangue autorizadas por mês. Em Sorocaba e região, a coleta de sangue para esse propósito é feito pela Colsan Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue, que está à frente do hemonúcleo que opera junto ao Hospital Leonor Mendes de Barros.