Rodrigo Manga protocola no MP pedido para garantir coleta de sangue de doadores de medula
Atendimento é restrito e possíveis doadores estão sendo barrados em Sorocaba. Documento foi entregue pessoalmente à promotora de Justiça Cristina Palma, nesta terça-feira (21)
O vereador Rodrigo Manga (DEM) protocolou no Ministério Público Estadual, na tarde desta terça-feira (21), representação contra o Governo do Estado, em relação ao pouco caso no atendimento à coleta de sangue de doadores de medulas ósseas em Sorocaba. Conforme deliberação estadual, Sorocaba tem um limite de 200 coletas por mês para novos doadores.
O documento foi entregue pessoalmente à promotora de Justiça Cristina Palma, que já havia tomado ciência do assunto e que informou que vai propor ação cível para solicitar a ampliação da coleta. “Ela até já acionou a Procuradoria de Justiça, para obter mais detalhes e demais documentações para embasar uma ação. Mas num primeiro momento, a meta é tentar obter uma liminar judicial para que o serviço não seja restringido”, explica Manga.
Segundo o vereador, muita gente tem reclamado que não está conseguindo colaborar, devido à restrição de cotas. “A promotora até citou o caso do sorocabano Thiago Wilfer, de 34 anos, que tem leucemia e precisa de um transplante de medula. Soube que muita gente tem ido fazer a coleta de sangue e que tem sido barrada na porta do hemonúcleo de Sorocaba”, aponta.
A promotora também apontou a disparidade de cotas de coleta liberadas para outras instituições no Estado, como população similar e até menor que Sorocaba, mas com uma capacidade de atendimento maior. É o caso do Hemonúcleo de Ribeirão Preto, que tem 1.500 cotas de coleta de sangue autorizadas por mês. Em Sorocaba e região, a coleta de sangue para esse propósito é feito pela Colsan Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue, que está à frente do hemonúcleo que opera junto ao Hospital Leonor Mendes de Barros.