Vereador Rodrigo Manga questiona demora para compra de equipamentos na Santa Casa

O vereador Rodrigo Manga (PP) questionou, na quarta-feira (10), durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) realizada na Câmara Municipal, os representantes da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba sobre a demora na compra de equipamentos hospitalares. O parlamentar citou como exemplo o caso de um paciente internado na unidade que esperou, por mais de 20 dias, a aquisição de um grampo cirúrgico, necessário para o procedimento neurológico a que deve ser submetido.
 Segundo o vereador, há um desencontro entre as necessidades da Santa Casa e a burocracia da Prefeitura de Sorocaba, responsável pela compra dos equipamentos. “Nós vemos a boa vontade da equipe e dos gestores da Santa Casa. Porém faz-se necessária uma avaliação sobre a burocracia do Executivo para a compra de material hospitalar. Os pacientes, principalmente em casos graves, não podem esperar por tanto tempo”, declara.
 O diretor-geral do pronto socorro da Santa Casa, Milton Palma, falou sobre a demora na compra de equipamentos. “Hoje, temos dois pacientes que estão internados há, aproximadamente, 30 dias esperando pela compra do material necessário para a realização de suas cirurgias neurológicas. Enquanto estivemos aguardando a burocracia, esses leitos poderiam, por exemplo, ter sido ocupados por outros pacientes”, afirmou.
 Manga também expôs sua preocupação com o atendimento realizado no pronto socorro da Santa Casa. “Temos observado as dificuldades da Santa Casa mas, hoje, é desesperador fazer uma visita ao pronto socorro da unidade, por conta da quantidade de pessoas nos corredores que esperam para ser atendidas”, relatou o vereador.