Manga fala à TV TEM durante Prestação de Contas da Santa Casa

O vereador Rodrigo Manga concedeu entrevista à repórter Mariana Basso, da TV TEM, hoje durante a Prestação de Contas da Santa Casa de Sorocaba, na Câmara de Sorocaba. Manga foi questionado sobre a ausência do Secretário de Saúde, Armando Raggio, na sessão. O vereador também falou sobre o requerimento dele cobrando a realização de mutirões de saúde na cidade. 

Manga novamente é destaque na imprensa sorocabana no final de semana





Um  projeto e dois requerimentos do vereador Rodrigo Manga foram destaque neste final de semana na imprensa sorocabana. O jornal Diário de Sorocaba destacou o projeto de lei que garante aos aposentados e pensionistas prioridade de atendimento em processos administrativos nas repartições públicas de Sorocaba e a resposta do Poder Público ao requerimento de Manga que questionava falta de políticas públicas para a prevenção do uso de drogas, principalmente entre crianças e adolescentes. O Jornal Ipanema deste final de semana publicou nota sobre o requerimento do vereador cobrando a realização de mutirões de saúde para dar fim às filas de espera por cirurgias variadas. Requerimento este assinado por todos os vereadores da Casa. 












Projeto de Manga quer garantir prioridade na tramitação de processos administrativos nas repartições públicas municipais para aposentados e pensionistas

O vereador Rodrigo Manga (PP) protocolará na próxima semana projeto de lei que visa garantir aos aposentados e pensionistas de Sorocaba agilidade e a prioridade na tramitação de processos administrativos nas repartições públicas municipais. Conforme o projeto de Manga, a pessoa, comprovadamente aposentada ou pensionista, não deverá permanecer na fila, devendo o seu atendimento ser imediato, ressalvando apenas a ordem de chegada em igual condição de outra pessoa aposentada ou pensionista. A solução do pedido formulado pelo interessado deverá ser encaminhada por escrito e por correspondência no prazo máximo de 30 dias, dando todas as informações necessárias, bem como, os documentos solicitados em seu pedido.

O objetivo de Manga é garantir a proteção dos aposentados e pensionistas e a rápida solução das questões administrativas, com tramitação em qualquer setor da administração pública, direta e indireta. “Os aposentados e pensionistas, na maioria das vezes, são pessoas anciãs, que muitas vezes encontram-se debilitadas, enfraquecidas e sem condições de aguardar a morosidade da proteção dos seus direitos. É, portanto, merecedor de tratamento especial, a fim de ver sua demanda resolvida”, justificou o vereador.

Conforme consta no projeto, a administração pública direta ou indireta não poderá alegar acúmulo de serviço, falta de funcionário ou utilizar de outro expediente com a intenção de não atender com presteza a pessoa aposentada ou pensionista.  Como procedimentos administrativos citados no projeto estão todos os requerimentos, pedidos de alvará, processos de isenção fiscal, informações ou solicitações pedidas e que venham em forma de requerimento.  


Para obter o benefício, o interessado deverá apresentar prova da condição de aposentado ou pensionista para ter prioridade na solução do pedido. “A morosidade dos processos nos tribunais brasileiros tem pelo menos duas causas conhecidas: o grande volume de ações e os poucos magistrados. Não acontece diferente na administração pública, que sofre com o volume dos processos administrativos ‘parados’ e sequer apreciados. Temos que levar em consideração a condição frágil da maioria dos aposentados e pensionistas e a necessidade da adoção de normas que permitam que essas pessoas tenham prioridade na tramitação de processos”, conclui Manga.

APOIO NA CÂMARA: Vereadores assinam com Rodrigo Manga requerimento que cobra informações sobre mutirões de cirurgia



Todos os vereadores da Câmara de Sorocaba assinaram hoje, junto com Rodrigo Manga (PP), o requerimento de autoria do vereador que cobra do Poder Público informações sobre a possibilidade de ser realizado em Sorocaba um projeto para mutirões de cirurgia, diminuindo assim as filas de espera por procedimentos cirúrgicos na cidade. O Poder Público tem o prazo de 15 dias para responder ao requerimento. Durante a sessão de hoje, os vereadores chegaram a dizer que, diante dos vários casos de saúde sem solução no município que aparecem ao conhecimento da Casa, eles estudam pedir ao Poder Público, a exoneração do Secretário da Saúde, Armando Raggio.

O requerimento de Manga recebeu a assinatura dos vereadores Anselmo Neto (PP), Antônio Silvano (SDD), Carlos Leite (PT), José Francisco Martinez (PSDB), Fernando Dini (PMDB), Francisco França (PT), Hélio Godoy (PSD), Irineu Toledo (PRB), Izídio de Brito (PT), José Crespo (DEM), Marinho Marte (PPS), Muri de Brigadeiro (PRP), Neusa Maldonado (PSDB), Pastor Apolo (PSB), Luís Santos (PROS), Saulo do Afro Art´s (PRP) e Waldecir Morelly (PRP). Somente o vereador Jessé Loures (PV) não assinou o documento, uma vez que não estava presente na sessão.

O requerimento encabeçado por Manga e que ganhou o apoio dos demais vereadores, tem por objetivo solucionar os problemas das pessoas que aguardam muito tempo em filas de espera por cirurgias.  “Os mutirões de cirurgia poderiam reduzir filas de espera em casos de cirurgias variadas como catarata, vesícula, pedras no rim, hérnia, varizes, hemorróidas, levantamento de bexiga, fimose, vasectomia, entre outras”, ressaltou Manga. No requerimento o vereador considera que os pacientes façam exames, tenham o transporte e o procedimento cirúrgico totalmente gratuitos. 

Além disso, nos mutirões, conforme o requerimento, deverão ser realizadas consultas pré-operatórias, exames laboratoriais e marcada a data da cirurgia. Devem garantir ainda a realização do procedimento cirúrgico e atendimento pós-operatório.

MUTIRÃO DE CIRURGIAS: Vereador Rodrigo Manga cobra informações sobre projeto para diminuir filas de espera por cirurgias variadas


O vereador Rodrigo Manga (PP) protocolará no início da semana requerimento cobrando do Poder Público informações sobre a possibilidade de ser realizado em Sorocaba um projeto para cirurgias de mutirão. O objetivo é solucionar os problemas das pessoas que aguardam muito tempo em filas de espera por cirurgias.

Os mutirões de cirurgia poderiam reduzir filas de espera em casos de cirurgias variadas como catarata, vesícula, pedras no rim, hérnia, varizes, hemorroidas, levantamento de bexiga, fimose, vasectomia, entre outras. No requerimento o vereador considera que os pacientes façam exames, tenham o transporte e o procedimento cirúrgico totalmente gratuitos. 

Além disso, nos mutirões, conforme o requerimento, deverão ser realizadas consultas pré-operatórias, exames laboratoriais e marcada a data da cirurgia. Devem garantir ainda a realização do procedimento cirúrgico e atendimento pós-operatório.

Comissão de Dependência Química se reunirá com ONG para falar de projeto de integração social de usuários de drogas

A Comissão de Dependência Química da Câmara de Sorocaba, presidida pelo vereador Rodrigo Manga, se reunirá com integrantes da Organização Não-Governamental (ONG) Lua Nova para falar do projeto "Consultório de Rua Sorocaba Integra", lançado neste ano com o objetivo de ampliar o processo de integração social da cidade, visando reduzir as vulnerabilidades associadas ao uso de drogas. Escuta, acolhimento, orientação, cinema, teatro, dança, rima e ginástica são algumas das atividades que serão realizadas em Sorocaba. A reunião está marcada para o dia 16 de julho, na Câmara de Sorocaba.







DEPENDÊNCIA QUÍMICA: Atendendo requerimento de vereador Manga, Poder Público pretende lançar edital de concurso de projetos de prevenção ao uso de drogas

Em resposta ao requerimento do vereador Rodrigo Manga (PP) cobrando informações sobre a falta de políticas públicas para prevenção do uso de drogas, principalmente entre crianças e adolescentes, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDE), informou que pretende lançar, em curto prazo, um edital de concurso de projetos com o objetivo de prevenir a violência, o uso e o abuso de drogas e a gravidez na adolescência. Integrado entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, o edital tem a intenção de trabalhar o protagonismo juvenil, colocando o jovem em evidência, tornando-o responsável por instruir e orientar outros jovens, mantendo-os longe das drogas.

Além disso, entre outras ações realizadas, a SEDE está em fase final de edital para a confecção do novo material de divulgação de serviços e orientações, que será atualizado e revisado, para ampliação e reposição do estoque, que servirá para fortalecer as ações de prevenção e divulgação de serviços e orientações quanto ao uso de drogas em escolas e eventos.

Por meio do requerimento, Manga questionou o Poder Público sobre quais políticas públicas são realizadas na cidade para prevenção do uso de drogas, principalmente entre crianças e adolescentes; por que não são realizadas orientações sobre os malefícios do uso de drogas e divulgados endereços e telefones os locais para eventual tratamento; e qual a principal ação referente ao tema.

A SEDE ainda respondeu que promove atividades em equipamentos próprios, denominados Território Jovem e Centro Comunitário, além de outras políticas de prevenção que são desenvolvidas por meio de convênios com entidades, que ofertam, no contraturno escolar, atividades de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

“Infelizmente as drogas vem cada dia ganhando mais espaço entre crianças e adolescentes, e algo tem que ser feito urgentemente para prevenir este ingresso tão precoce a este caminho tão cruel e devastador. Nesta semana, foi procurar ajuda em meu gabinete a mãe de um menino de 12 anos, que é usuário de crack e a família não sabe o que fazer para tirá-lo do vício. Esta situação tem que acabar”, afirmou Manga.


Projeto de Manga é novamente tema de matéria na imprensa sorocabana

O Diário de Sorocaba mais uma vez destacou o trabalho do vereador Rodrigo Manga no dia 09 de julho. O jornal deu matéria contando que os vereadores derrubaram a inconstitucionalidade do projeto do vereador que dispõe sobre a obrigatoriedade de informações sobre os riscos que o uso excessivo de bebidas energéticas pode causar à saúde.

BEBIDAS ENERGÉTICAS: Vereadores derrubam inconstitucionalidade de projeto que prevê obrigatoriedade de informações sobre riscos do consumo da bebida

Os vereadores da Câmara de Sorocaba derrubaram o parecer de inconstitucionalidade do projeto de lei 182/2014, do vereador Rodrigo Manga (PP), que dispõe sobre a obrigatoriedade de informação aos consumidores dos efeitos do consumo exagerado de bebidas energéticas à saúde, durante a sessão de hoje (08/07). Manga argumentou no plenário se tratar de um projeto pela vida, que tem o único objetivo de informar o consumidor sobre o perigo causado pelo consumo excessivo da bebida que pode causar arritmias cardíacas e respiratórias, náuseas, tremores, irritabilidade e zumbidos, além de aumentar os níveis de pressão sanguínea, diminuir a sensibilidade à insulina, causar crises de ansiedade, cefaleia, tremor, taquicardia e, em casos mais raros, episódios convulsivos, acidentes vasculares cerebrais e morte. O projeto deve voltar a pauta de discussões nas próximas semanas.

“Trata-se de um projeto pela vida, que tem o objetivo de instruir as pessoas e possivelmente poupar vidas”, defendeu Manga no plenário. O vereador ressaltou que as bebidas energéticas são consumidas indiscriminadamente por crianças e, principalmente, por jovens que, na maioria das vezes, o fazem associado ao álcool, conforme apontam estudos sobre o consumo da bebida.

Manga também contou sobre os relatos recebidos de conhecidos que foram parar no hospital pelo consumo excessivo da bebida e lembrou o caso da morte de um jovem de 17 anos, relacionada ao consumo excessivo de energéticos, que ganhou repercussão nacional em abril deste ano por se tratar do irmão do funkeiro MC Gui. O rapaz passou mal após um churrasco com amigos, foi socorrido, mas já chegou morto ao hospital.


Conforme laudo médico divulgado pelo IML, a causa da morte foi uma arritmia cardíaca seguida por uma parada cardiorrespiratória e, segundo o médico responsável pelo atendimento do rapaz, o problema pode ter sido causado pelo uso e abuso de substâncias tanto liberadas quanto proibidas e misturas que podem levar à arritmia cardíaca. Familiares do jovem afirmaram que ele consumiu doses altas de bebida energética antes de sentir-se mal. “Os consumidores têm o direito à informação e é isso que o projeto quer garantir”, disse Manga.

TERMINAIS DE ÔNIBUS: Projeto que prevê instalação de postos de atendimento de primeiros socorros entra na pauta de quinta-feira


Vereador Rodrigo Manga quer garantir atendimento emergencial de saúde, além de campanhas de orientação e prevenção em saúde pública aos usuários do transporte coletivo em Sorocaba

Entra na pauta da próxima quinta-feira, dia 10 de julho, o Projeto de Lei 136/2014, de autoria do vereador Rodrigo Manga (PP) que dispõe sobre a instalação de postos de atendimento de primeiros socorros em ambos os terminais de ônibus de Sorocaba, Terminal Santo Antônio e Terminal São Paulo. Conforme a propositura do vereador, os postos de pronto-atendimento serão instalados dentro dos terminais mediante construção própria ou utilização de espaço físico já existente, fazendo as adaptações necessárias. Ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde a implementação e a prestação de serviços oferecidos, onde os profissionais deverão estar habilitados e inscritos nos órgãos profissionais competentes e admitidos no serviço público municipal na forma de legislação vigente.

Cerca de 200.000 pessoas circulam hoje pelos dois terminais de transporte coletivo de Sorocaba, sujeitas a todos os tipos de mal súbitos, sem possibilidade de atendimento médico adequado imediato. De acordo com Manga, é comum em seu gabinete surgirem relatos de casos de situações de urgência e emergência nos terminais de ônibus de Sorocaba, como princípios de infarto, alteração de pressão, partos, problemas de origens psíquicas como crises de epilepsia, embriagues, quedas e maus súbitos de origens diversas.

Além destas situações mais comuns, neste ano de 2014 foram registrados três atropelamentos nos terminais de ônibus de Sorocaba, sendo um deles com vítima fatal. Estas situações, muitas vezes, necessitam de atendimento médico profissional imediato, pois, seja por doença súbita ou trauma, podem gerar incapacidade permanente grave ou mesmo o óbito da vítima.

“Atualmente, nos terminais de ônibus, não há amparo de profissional na área da saúde, sendo que, as ocorrências são, em um primeiro contato, atendidas por funcionários de outra área que trabalham nos locais e que deixam de lado o seu foco funcional principal no empenho de ajudar e, este atendimento não especializado, pode agravar o estado do paciente. Desta forma, é de suma importância que os transeuntes que se deslocam entre ou dentro dos terminais urbanos municipais disponham de um serviço ambulatorial especializado destinado ao primeiro atendimento por meio de um ou mais profissionais capacitados, bem como, suporte a outros funcionários que desempenham suas funções nestes locais”, ressalta Manga.

Além do atendimento emergencial, os postos de pronto-atendimento nos terminais de ônibus também poderão desenvolver programas e campanhas de prevenção e orientação relacionadas à saúde pública, desenvolvidas pela Secretaria de Saúde.

Coluna Informação Livre do Cruzeiro do Sul destaca projeto de Manga

A coluna Informação Livre, do jornal Cruzeiro de Sul de hoje, 08 de julho, destacou o projeto de lei do vereador Rodrigo Manga que será votado, em primeira discussão, na sessão de hoje da Câmara. O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de informação aos consumidores dos efeitos do consumo exagerado de bebidas energéticas à saúde, em estabelecimentos comerciais que vedem o produto. 



REVITALIZAÇÃO: Praça das Viúvas, na Vila Santana, ganha cara nova atendendo ofício do vereador Rodrigo Manga

 Em atendimento a dois ofícios do vereador Rodrigo Manga (PP), de janeiro de 2013 e de março deste ano, a Secretaria de Serviços Públicos (Serp) realizou as obras de limpeza e revitalização da Praça das Viúvas, localizada na esquina das ruas Aimorés com Osvaldo Cruz, na Vila Santana. A praça ainda ganhou cara nova com piso, mesas, bancos e pintura.

O local era motivo de reclamações constantes dos moradores da localidade, entre eles, Maria dos Reis Flausino (foto) que reside nas proximidades há cerca de 20 anos, e usuários da praça que procuraram diversas vezes o gabinete do vereador devido ao mato alto, acúmulo de lixo e entulho. Nos dois ofícios enviados a Serp, Manga solicitou providências para limpeza e a troca dos bancos do local, frequentado por pessoas idosas que utilizam a praça como opção de lazer. 

Jornal destaca projeto de lei e requerimento de Manga no final de semana

O jornal Diário de Sorocaba destacou neste final de semana, no sábado e no domingo, requerimento e projeto de lei do vereador Rodrigo Manga. No sábado, a nota foi sobre o requerimento do vereador que cobra informações sobre o cumprimento da Deliberação n° 51/12 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba, publicada em março de 2012, que dispõe sobre a ampliação de convênio com o setor terciário de saúde para internação de gestantes dependentes químicas.

No domingo, a notícia foi sobre o Projeto de Lei 136/2014, de autoria de Manga, que dispõe sobre a instalação de postos de atendimento de primeiros socorros nos dois terminais de ônibus de Sorocaba, Terminal Santo Antônio e Terminal São Paulo. O Projeto de Lei 136/2014 entra na pauta de discussões da Câmara na sessão da próxima quinta-feira, dia 10 de julho.



Vereador cobra ampliação do atendimento a grávidas dependentes químicas

Em requerimento encaminhado à Prefeitura o vereador Rodrigo Manga (PP) cobra informações sobre o cumprimento da Deliberação n° 51/12 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba, publicada em março de 2012, que dispõe sobre a ampliação de convênio com o setor terciário de saúde para internação de gestantes dependentes químicas.

O parlamentar explica que a citada  deliberação tem por finalidade proteger os bebês cujas mães são consumidoras  de drogas. “Sabe-se que a cocaína e o crack são responsáveis por vários problemas de malformação em fetos e outras complicações graves de saúde em bebês, o que se prolonga se a mulher continua fazendo uso das substâncias durante a amamentação, por isso a interferência da saúde pública é fundamental nesses casos”, afirma Manga.

O vereador ressalta ainda que o artigo 1º da deliberação prevê que o Poder Executivo Municipal faça a ampliação de convênio com o setor terciário de saúde para garantir às gestantes  dependentes químicas o pré-natal, o tratamento para dependência  com uma equipe multidisciplinar com internação compulsória e/ou involuntária quando indicada. Manga também quer saber se está o contraceptivo intrauterino (SIU/DIU), mais indicado para esse tipo de paciente, está sendo fornecido, em conformidade com a deliberação. 

Rodrigo Manga é destaque novamente na imprensa

Hoje o vereador Rodrigo Manga foi novamente destaque no jornal Diário de Sorocaba. A notícia dessa vez foi sobre o ofício enviado ao Poder Público pedindo a instalação de videomonitoramento e presença ostensiva da Guarda Municipal na Rua da Penha, no Centro de Sorocaba, devido ao clima de insegurança gerado pelas várias ocorrências de assaltos na região.


SEGURANÇA: Vereador cobra videomonitoramento e presença da GM na Rua da Penha

 O clima de insegurança que os moradores e comerciantes da Rua da Penha, no Centro de Sorocaba tem enfrentado, vítimas de constantes assaltos e furtos ocorridos em pleno dia, na maioria das vezes em horário comercial, motivou o vereador Rodrigo Manga (PP) a protocolar ofício dirigido à Secretaria de Governo e Segurança Comunitária, cobrando a instalação de câmeras de videomonitoramento e a presença intensiva e ostensiva da Guarda Municipal no local.

Por se tratar de região comercial, o aumento do número de ocorrências tem causado apreensão e prejuízos principalmente aos lojistas que, assim como os moradores da via, têm procurado o gabinete do vereador reclamando a falta de segurança, principalmente na altura do número 700, onde diversos casos foram registrados nos últimos dias. 


Vereador cobra cumprimento de lei em entrevista à TV Câmara

O vereador Rodrigo Manga concedeu entrevista hoje à TV Câmara sobre o requerimento protocolado nessa semana cobrando do Poder Público o cumprimento da lei 10.537/2013, sancionada em agosto do ano passado, que dispõe sobre a formalização de informações sobre vagas em creches e pré-escolas. 

A lei, de autoria do vereador, determina que o Poder Público ou as unidades escolares do Município enviem aos responsáveis legais de crianças de 0 a 5 anos de idade, no prazo de até três dias úteis, resposta formal quanto à disponibilidade de vagas nas creches e pré-escolas. 

"Um ano depois da aprovação e essa lei ainda não está sendo cumprida. Isso é um absurdo, os pais têm direito de saber se há ou não vagas nas creches e pré-escolas que eles procuram, para que possam se organizar, se planejar. Estamos cobrando do Poder Público informações sobre os motivos da lei ainda não estar sendo cumprida", ressaltou Manga. 

Imprensa destaca requerimentos do vereador Manga

Hoje fomos destaque na imprensa sorocabana, nos jornais Cruzeiro do Sul e Diário de Sorocaba, com dois requerimentos protocolados essa semana pela vereador Rodrigo Manga. O Cruzeiro do Sul deu nota na coluna política Informação Livre sobre o requerimento que cobra do Poder Público o cumprimento da lei 10.513/2013, que dispõe sobre a formalização de informações sobre vagas nas creches e pré-escolas.

O Diário de Sorocaba destacou a mesma notícia numa matéria e também publicou nota sobre o requerimento que cobra do Executivo informações sobre a possibilidade de se solicitar ao Ministério da Educação a instalação de pólos de educação à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Sorocaba.





EDUCAÇÃO INFANTIL : Vereador cobra cumprimento da lei que dispõe sobre a formalização de informações sobre vagas em creches e pré-escolas

Lei de autoria do vereador foi sancionada em agosto de 2013 e não está sendo cumprida

O vereador Rodrigo Manga (PP) está cobrando, por meio de requerimento ao Poder Executivo, o cumprimento da Lei 10.537/2013, sancionada em agosto do ano passado, que dispõe sobre a formalização de informações sobre vagas em creches e pré-escolas. 

A lei, de autoria do vereador, determina que o Poder Público ou as unidades escolares do Município enviem aos responsáveis legais de crianças de 0 a 5 anos de idade, no prazo de até três dias úteis, resposta formal quanto à disponibilidade de vagas nas creches e pré-escolas.

No requerimento, Manga questiona o Poder Público sobre os motivos da lei ainda não ser cumprida, se é em razão da falta de vagas em creches e pré-escolas, quantas crianças estão sem vagas na cidade, o que está sendo feito para suprir a demanda e quando a situação será normalizada. O vereador ressalta que é assegurado constitucionalmente às crianças de até 5 anos de idade o atendimento em creche e o acesso à pré-escola, para efeito de seu desenvolvimento integral, como primeira etapa do processo de educação básica.


Essa prerrogativa jurídica impõe ao Estado, e consequentemente ao Município, a obrigação constitucional de criar condições objetivas que possibilitem, de maneira concreta, o acesso das crianças nessa faixa etária à educação infantil, sob pena de configurar omissão governamental.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: Vereador cobra instalação de pólos de Educação à Distância em Sorocaba


O vereador Rodrigo Manga (PP) protocolou requerimento cobrando do Poder Executivo informações sobre a possibilidade de se solicitar ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) a instalação de pólos de Educação à Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Sorocaba. A solicitação leva em consideração o grande número de interessados em ingressar nos vários cursos de qualidade e gratuitos oferecidos nos pólos de Educação à Distância da UAB e o fato da cidade abrigar campus de universidades públicas como a UFSCar,  UNESP e Fatec que poderiam abrigar os pólos, assim como há na cidade o pólo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

A UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

Dentre os possíveis cursos oferecidos estão:

  • Bacharelados, Licenciaturas, Tecnólogo e Especializações: cursos voltados para formação inicial e continuada de professores da educação da rede pública de educação básica e para o público em geral interessado (demanda social);
  • Especializações do programa Mídias na Educação: cursos ofertados com o objetivo de proporcionar formação continuada voltada ao uso pedagógico, na educação à distância, de diferentes tecnologias da informação e da comunicação;
  • Graduação em Biblioteconomia: curso de bacharelado destinado à formação de quadros de apoio à realização dos cursos nos pólos de apoio presencial do Sistema UAB;
  • Especializações para professores, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC): cursos ofertados em nível de pós-graduação lato sensu, com duração de 360 horas e certificação para os concluintes. Atendendo à legislação vigente, destina-se ao preparo de docentes para temas transversais dos currículos de educação básica;
  • Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP: cursos ofertados em nível de graduação (bacharelado) e pós-graduação lato sensu(especialização), destinados à criação de um perfil nacional do administrador público, propiciando a formação de gestores que utilizem uma linguagem comum e que compreendam as especificidades de cada uma das esferas públicas municipal, estadual e federal.

Diário de Sorocaba destaca ofício de Manga cobrando apuração de irregularidades no transporte por ambulâncias

O vereador Rodrigo Manga protocolou na última sexta-feira ofício cobrando da Corregedoria Geral do Município a apuração de irregularidades no transporte por ambulâncias do SAMU. A notícia foi destaque de hoje, dia 1º de julho no jornal  Diário de Sorocaba.

Vereador Rodrigo Manga no jornal Ipanema on-line


O vereador Rodrigo Manga foi notícia no jornal Ipanema on-line do último domingo. O jornal destacou o requerimento do vereador, atendido pela Secretaria de Governo e Segurança Comunitária, garantindo segurança reforçada nas unidades da Casa do Cidadão.

Confira a notícia:

http://www.jornalipanema.com.br/noticias/politica/arquivo-aberto/51234-seguranca-sera-reforcada-nas-casas-do-cidadao-afirma-vereador