TERMINAIS DE ÔNIBUS: Projeto que prevê instalação de postos de atendimento de primeiros socorros entra na pauta de quinta-feira


Vereador Rodrigo Manga quer garantir atendimento emergencial de saúde, além de campanhas de orientação e prevenção em saúde pública aos usuários do transporte coletivo em Sorocaba

Entra na pauta da próxima quinta-feira, dia 10 de julho, o Projeto de Lei 136/2014, de autoria do vereador Rodrigo Manga (PP) que dispõe sobre a instalação de postos de atendimento de primeiros socorros em ambos os terminais de ônibus de Sorocaba, Terminal Santo Antônio e Terminal São Paulo. Conforme a propositura do vereador, os postos de pronto-atendimento serão instalados dentro dos terminais mediante construção própria ou utilização de espaço físico já existente, fazendo as adaptações necessárias. Ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde a implementação e a prestação de serviços oferecidos, onde os profissionais deverão estar habilitados e inscritos nos órgãos profissionais competentes e admitidos no serviço público municipal na forma de legislação vigente.

Cerca de 200.000 pessoas circulam hoje pelos dois terminais de transporte coletivo de Sorocaba, sujeitas a todos os tipos de mal súbitos, sem possibilidade de atendimento médico adequado imediato. De acordo com Manga, é comum em seu gabinete surgirem relatos de casos de situações de urgência e emergência nos terminais de ônibus de Sorocaba, como princípios de infarto, alteração de pressão, partos, problemas de origens psíquicas como crises de epilepsia, embriagues, quedas e maus súbitos de origens diversas.

Além destas situações mais comuns, neste ano de 2014 foram registrados três atropelamentos nos terminais de ônibus de Sorocaba, sendo um deles com vítima fatal. Estas situações, muitas vezes, necessitam de atendimento médico profissional imediato, pois, seja por doença súbita ou trauma, podem gerar incapacidade permanente grave ou mesmo o óbito da vítima.

“Atualmente, nos terminais de ônibus, não há amparo de profissional na área da saúde, sendo que, as ocorrências são, em um primeiro contato, atendidas por funcionários de outra área que trabalham nos locais e que deixam de lado o seu foco funcional principal no empenho de ajudar e, este atendimento não especializado, pode agravar o estado do paciente. Desta forma, é de suma importância que os transeuntes que se deslocam entre ou dentro dos terminais urbanos municipais disponham de um serviço ambulatorial especializado destinado ao primeiro atendimento por meio de um ou mais profissionais capacitados, bem como, suporte a outros funcionários que desempenham suas funções nestes locais”, ressalta Manga.

Além do atendimento emergencial, os postos de pronto-atendimento nos terminais de ônibus também poderão desenvolver programas e campanhas de prevenção e orientação relacionadas à saúde pública, desenvolvidas pela Secretaria de Saúde.