APOIO NA CÂMARA: Vereadores assinam com Rodrigo Manga requerimento que cobra informações sobre mutirões de cirurgia



Todos os vereadores da Câmara de Sorocaba assinaram hoje, junto com Rodrigo Manga (PP), o requerimento de autoria do vereador que cobra do Poder Público informações sobre a possibilidade de ser realizado em Sorocaba um projeto para mutirões de cirurgia, diminuindo assim as filas de espera por procedimentos cirúrgicos na cidade. O Poder Público tem o prazo de 15 dias para responder ao requerimento. Durante a sessão de hoje, os vereadores chegaram a dizer que, diante dos vários casos de saúde sem solução no município que aparecem ao conhecimento da Casa, eles estudam pedir ao Poder Público, a exoneração do Secretário da Saúde, Armando Raggio.

O requerimento de Manga recebeu a assinatura dos vereadores Anselmo Neto (PP), Antônio Silvano (SDD), Carlos Leite (PT), José Francisco Martinez (PSDB), Fernando Dini (PMDB), Francisco França (PT), Hélio Godoy (PSD), Irineu Toledo (PRB), Izídio de Brito (PT), José Crespo (DEM), Marinho Marte (PPS), Muri de Brigadeiro (PRP), Neusa Maldonado (PSDB), Pastor Apolo (PSB), Luís Santos (PROS), Saulo do Afro Art´s (PRP) e Waldecir Morelly (PRP). Somente o vereador Jessé Loures (PV) não assinou o documento, uma vez que não estava presente na sessão.

O requerimento encabeçado por Manga e que ganhou o apoio dos demais vereadores, tem por objetivo solucionar os problemas das pessoas que aguardam muito tempo em filas de espera por cirurgias.  “Os mutirões de cirurgia poderiam reduzir filas de espera em casos de cirurgias variadas como catarata, vesícula, pedras no rim, hérnia, varizes, hemorróidas, levantamento de bexiga, fimose, vasectomia, entre outras”, ressaltou Manga. No requerimento o vereador considera que os pacientes façam exames, tenham o transporte e o procedimento cirúrgico totalmente gratuitos. 

Além disso, nos mutirões, conforme o requerimento, deverão ser realizadas consultas pré-operatórias, exames laboratoriais e marcada a data da cirurgia. Devem garantir ainda a realização do procedimento cirúrgico e atendimento pós-operatório.