DEPENDÊNCIA QUÍMICA: Atendendo requerimento de vereador Manga, Poder Público pretende lançar edital de concurso de projetos de prevenção ao uso de drogas

Em resposta ao requerimento do vereador Rodrigo Manga (PP) cobrando informações sobre a falta de políticas públicas para prevenção do uso de drogas, principalmente entre crianças e adolescentes, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDE), informou que pretende lançar, em curto prazo, um edital de concurso de projetos com o objetivo de prevenir a violência, o uso e o abuso de drogas e a gravidez na adolescência. Integrado entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, o edital tem a intenção de trabalhar o protagonismo juvenil, colocando o jovem em evidência, tornando-o responsável por instruir e orientar outros jovens, mantendo-os longe das drogas.

Além disso, entre outras ações realizadas, a SEDE está em fase final de edital para a confecção do novo material de divulgação de serviços e orientações, que será atualizado e revisado, para ampliação e reposição do estoque, que servirá para fortalecer as ações de prevenção e divulgação de serviços e orientações quanto ao uso de drogas em escolas e eventos.

Por meio do requerimento, Manga questionou o Poder Público sobre quais políticas públicas são realizadas na cidade para prevenção do uso de drogas, principalmente entre crianças e adolescentes; por que não são realizadas orientações sobre os malefícios do uso de drogas e divulgados endereços e telefones os locais para eventual tratamento; e qual a principal ação referente ao tema.

A SEDE ainda respondeu que promove atividades em equipamentos próprios, denominados Território Jovem e Centro Comunitário, além de outras políticas de prevenção que são desenvolvidas por meio de convênios com entidades, que ofertam, no contraturno escolar, atividades de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

“Infelizmente as drogas vem cada dia ganhando mais espaço entre crianças e adolescentes, e algo tem que ser feito urgentemente para prevenir este ingresso tão precoce a este caminho tão cruel e devastador. Nesta semana, foi procurar ajuda em meu gabinete a mãe de um menino de 12 anos, que é usuário de crack e a família não sabe o que fazer para tirá-lo do vício. Esta situação tem que acabar”, afirmou Manga.