O presidente da Câmara de Sorocaba, Rodrigo Manga (DEM), prestigiou a inauguração dos postos de primeiros socorros nos terminais Santo Antônio e São Paulo nesta quinta-feira, 10. Rodrigo Manga é o autor da proposta de instalação dessas salas, ideia encampada pelo Executivo, e comemorou a inauguração. “Tenho certeza que esses postos de primeiros socorros irão salvar vidas, e, sem dúvida, são uma grande conquista da população de Sorocaba, especialmente aqueles que se utilizam do transporte coletivo."
Rodrigo Manga enfatizou que a necessidade dos postos foi provada no primeiro dia de funcionamento. “Duas mulheres em início de parto já foram atendidas hoje. Os postos de primeiros socorros começam com o número positivo de quatro vidas sendo atendidas (duas mães e seus bebês), que foram encaminhadas para o hospital”. Manga explicou também que os locais servirão para garantir rapidez no atendimento inicial a pessoas que passem mal ou a possíveis vítimas de acidentes nos terminais. “Nos últimos anos, houve sete mortes registradas nos terminais. Muitas talvez pudessem ser evitadas, se houvesse um atendimento de primeiros socorros à disposição da população”, argumentou.
Além dos atendimentos de primeiros socorros, os postos dos terminais poderão desenvolver programas de prevenção e orientação relacionados à saúde pública, divulgando campanhas relacionadas à área e desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde.
A Proposta – De autoria de Rodrigo Manga, o projeto de lei (nº 10.977/2014) que obriga o Executivo a estabelecer esse tipo de serviço foi aprovado, mas recebeu parecer de inconstitucionalidade. Mesmo assim acabou transformado em lei, mas na ocasião a Prefeitura entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), uma vez que a medida seria de competência da Prefeitura e não do Legislativo. “Tínhamos até ofício favorável do ex-secretário da Saúde Armando Raggio, mas o ex-prefeito Pannunzio vetou a iniciativa. Derrubamos o veto e o caso foi parar na Justiça”, relembra Manga.
Em 2017, nova matéria sobre o tema foi apresentada por Manga (nº 61/2017) e encaminhada ao prefeito José Crespo (DEM), para oitiva, momento em que houve a sinalização favorável da Administração Municipal em encampar a ideia. “Dei um voto de confiança ao atual prefeito e agora toda a população pode comemorar o cumprimento dessa promessa”, adianta Manga.
Homenagens – O posto de primeiros socorros do Terminal São Paulo recebeu a denominação de “Flávio Bozzolla”. Marmorista nascido em Sorocaba em setembro de 1930, mais conhecido entre os amigos pelo apelido Saúva, ele perdeu a vida após ser atropelado nas proximidades do Terminal Santo Antônio, em fevereiro deste ano.
Já a sala montada no Terminal Santo Antônio passa a se chamar “Dr. Adhemar Guimarães”. O homenageado, também sorocabano, nasceu em fevereiro de 1940, era médico e morreu em 29 de novembro de 2014, deixando um legado de caráter e dignidade a todos que o conheceram.