Segurança é principal reivindicação no 5º “Câmara de Bairro em Bairro”

Sob o comando do presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Manga (DEM), o evento reuniu cerca de 100 pessoas no Jardim Santo Amaro, na Zona Norte, e ficou definido que a próxima edição será no Jardim Nova Esperança

As reivindicações da população quanto à necessidade de melhorias na segurança foram destaque na quinta edição do Programa ‘Câmara de Bairro em Bairro’, realizada neste sábado (3) pelo Legislativo sorocabano. O evento, que é uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), em conjunto com a Mesa Diretora da Casa, reuniu cerca de 100 pessoas na Escola Municipal Duljara Fernandes de Oliveira, na Zona Norte.



Esta foi a primeira edição do programa em 2018, que tem como objetivo promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade de cada bairro, identificando as demandas dos diversos bairros da cidade e encaminhando as reivindicações dos munícipes de cada região ao Poder Executivo. Além de Manga, desta vez participaram os vereadores Fausto Peres (Podemos), Fernanda Garcia (Psol) e Francisco França (PT).



“O público ficou abaixo das edições anteriores do evento, que reuniram cerca de 200 pessoas. Mas quem veio ao Jardim Santo Amaro, participou ativamente e apresentou as suas reivindicações. Muita gente fez questão de ficar até o fim, por volta das 13 horas”, frisa Manga. Na ocasião, ele aproveitou para anunciar que a próxima edição do “Bairro em Bairro”, em data ainda a ser definida, será no Jardim Nova Esperança.



Demandas – Ao contrário das demais edições do Programa, cuja maioria das solicitações da comunidade foi quanto à área de saúde, Manga lembrou que desta vez a população pediu mesmo foi mais policiamento nas ruas. “Tem a questão da saúde, pois meu pai está há seis meses esperando consulta num clínico geral, mas o que chama atenção é a falta de segurança, sobretudo, na porta das escolas. É uma necessidade urgente”, citou a funcionária pública Jurigley Niamara.



Em nome de alunos da Escola Municipal Duljara Fernandes, a professora Luciana Haacke destacou a importância de mais policiais nas ruas, assim como melhorias de segurança voltadas ao trânsito. Ainda pediu uma biblioteca no bairro e mais médicos nos postos de saúde. Também professora, Simone Silva, complementou: “Faltam principalmente dentistas e clínicos gerais nas Unidades Básicas de Saúde, sem contar o descaso no atendimento no Hospital Regional”.



Na oportunidade, Manga discorreu sobre a Criação da Frente Parlamentar Regional em Socorro à Saúde, uma iniciativa da Câmara de Sorocaba, para apurar irregularidades e buscar soluções para melhoria no atendimento público de saúde em Sorocaba e Região. Diante dos pedidos, também revelou que a Câmara realizará um arrastão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região do Jardim Santo Amaro, para identificar possíveis deficiências no atendimento.



Já Ivani dos Santos, moradora do Jardim Maria Eugênia, pediu a instalação de contêineres de lixo e melhorias na iluminação pública. E aproveitou para elogiar o trabalho da Câmara. “Os vereadores do atual mandato estão de parabéns. Não só por este evento, em que estão presentes, mais perto da população, mas porque têm agido de forma transparente.”



Entre outras demandas, a comunidade ainda reivindicou durante o evento a limpeza de terrenos, além de ações de urbanização, de melhorias no pavimento de ruas e na implantação de sinalização e de iniciativas para educação no trânsito.



Câmara nos bairros - O Programa “Câmara de Bairro em Bairro” foi instituído pela Resolução nº 443, de 12 de janeiro de 2017, de autoria da atual Mesa Diretora. As reuniões do programa são realizadas periodicamente, devidamente agendadas em próprios municipais e com ampla divulgação, inclusive para os moradores da respectiva região. Os quatro primeiros “Bairro em Bairro” foram realizados nos bairros Parque São Bento, Júlio de Mesquita Filho, Éden e Brigadeiro Tobias.



“Nada melhor que a população para apontar as demandas de cada região da cidade. Vamos analisar cada pedido e ver quais são possíveis de serem atendidos”, sintetizou Rodrigo Manga.