Ato da Mesa Diretora do Legislativo, presidida por Rodrigo Manga (DEM), determina que recursos sejam reservados para uso apenas em socorro à população
Por iniciativa do presidente Rodrigo Manga (DEM), um Ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal, oficializado em reunião na manhã desta segunda-feira, 28, determina que os veículos da Casa de Leis e o combustível desses carros, inclusive os de uso da presidência, estão à disposição do Poder Público exclusivamente para garantir os serviços da Saúde no município, em virtude da situação de insegurança provocada pelo desabastecimento em todo o país.
Participaram da reunião os vereadores Anselmo Neto (PSDB), Engenheiro Martinez (PSDB), Fausto Peres (Podemos), Fernanda Garcia (PSOL), Francisco França (PT), Hudson Pessini (MDB), Iara Bernardi (PT), João Donizeti (PSDB), Pastor Apolo (PSB), Péricles Régis (MDB), Rafael Militão (MDB), Renan Santos (PCdoB), Silvano Junior (PV), Vitão do Cachorrão (MDB) e Wanderley Diogo (PRP). Em consenso entre os parlamentares foi decidido que qualquer combustível que tenha na estrutura da Câmara Municipal, carros e motoristas, fiquem à disposição para buscar medicamentos e oxigênio para atender as unidades de saúde de Sorocaba.
O presidente Rodrigo Manga destacou que o combustível dos veículos da Casa de Leis também está à disposição da Polícia Militar para utilização em escoltas de caminhões que realizem transporte de materiais para as unidades de saúde. “Entendemos que essa greve é legítima e toda a população deve lutar pela redução de impostos, no entanto também reconhecemos a importância de unir esforços para garantir no município o funcionamento dos serviços públicos essenciais, por isso estamos reservando o que a Câmara Municipal tem disponível para auxiliar a população nesse momento”, afirmou Rodrigo Manga.
Medidas emergenciais – O presidente da Câmara Municipal participou, no último sábado, de reunião do Gabinete de Gestão Integrada na Prefeitura Municipal, na qual estiveram o prefeito José Crespo, secretários municipais, representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Na ocasião, Rodrigo Manga já determinara que os veículos da estrutura da Câmara de Vereadores não deveriam ser utilizados, a fim de reservá-los para atendimento da área da saúde.
Na reunião dessa segunda-feira na Câmara Municipal o compromisso foi reafirmado e oficializado com o Ato da Mesa Diretora. Manga ressalta que, embora o movimento dos caminhoneiros pareça estar caminhando para uma resolução, há ainda o risco da deflagração de uma greve dos petroleiros a partir desta quarta-feira, 30, o que reforça a importância de reservar recursos para situações emergenciais.
Além disso, Rodrigo Manga encaminhou um ofício ao prefeito José Crespo solicitando que um ônibus seja disponibilizado para conduzir os funcionários das unidades de saúde a seus locais de trabalho. Por fim, o presidente da Câmara Municipal informa que o cronograma de trabalhos do Legislativo está mantido.