EMPRESÁRIO SERÁ HOMENAGEADO COM TÍTULO DE CIDADÃO SOROCABANO

A homenagem, por iniciativa do vereador Rodrigo Manga (DEM), será realizada na sexta-feira, 28 de setembro
O empresário Antonio Aparecido Monteiro de Carvalho, mais conhecido como Toninho da Maggi, será homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene na Câmara Municipal nesta sexta-feira, 28, às 19h. A iniciativa da homenagem é do vereador Rodrigo Manga (DEM), presidente da Câmara de Sorocaba, que ressalta os relevantes serviços prestados pelo homenageado ao município, especialmente em contribuição com entidades sociais.
Toninho nasceu em Itu no dia 1º de junho de 1954 e até os 18 anos de idade morou no Bairro Pirapitingui, onde seu pai era funcionário do Hospital Dr. Edson Ribeiro Arantes, o “Hospital do Pirapitingui”. Mais tarde, formou-se em Administração pela PUC de Campinas. Em 1983, aos 29 anos de idade, montou sua primeira empresa, a Moto Mil de Itu, núcleo original da grande rede de empresas que hoje constitui o Grupo Maggi.
O conglomerado emprega mais de 1.500 pessoas e atua em mais de 15 cidades do estado, inclusive Sorocaba, no ramo de automóveis, caminhões e motocicletas, e nos segmentos de consórcio, corretora de seguros, hotelaria e aluguel de veículos, entre outros.
Toninho da Maggi é membro da Loja Maçônica Regente Feijó e tem destacada atuação em prol de entidades assistenciais na região. Em Sorocaba, o homenageado contribui com o Lar Fraterno Irmã Dolores (Lafid), Lar São Vicente de Paulo, Lar Refúgio, Apae, Casa Nossa Senhora das Graças, Casa do Menor, Toca de Assis e outros.
“A permanente disposição de bem servir à coletividade, quer como empresário ou como cidadão dotado de elevado sentimento humanitário, ou ainda exemplo de pai de família, são mais do que suficientes para justificar por que Toninho da Maggi merece de fato tornar-se um cidadão sorocabano”, afirma Rodrigo Manga.

Rua no bairro Caguaçu é pavimentada após pedido a Rodrigo Manga

Atendendo aos pedidos dos moradores do Bairro Caguaçu, o vereador Rodrigo Manga (DEM) solicitou à Prefeitura de Sorocaba, melhorias no pavimento da Rua José Fontoura da Costa, que era de terra.
A equipe da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) atendeu à solicitação de Manga e já concluiu a pavimentação dessa via, como forma de minimizar os transtornos causados à comunidade.
Além dos buracos nesse local, a população reclamava de muita poeira em dias de calor. Já em dias de chuva, a via fica intransitável para veículos.
#contesemprecomigo

Presidente da Câmara prestigia cerimônia de entrega de área pública para entidade social

Vereador Rodrigo Manga participou do evento de concessão do local onde funcionava o Clube do Vovô para a Comunidade Sagrada Face Eucarística de Jesus realizar atividades sociais
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Manga (DEM), participou, na tarde desta terça-feira, da cerimônia de entrega de uma área na zona oeste para que a comunidade Sagrada Face Eucarística de Jesus desenvolva trabalhos sociais no local. A entidade, reconhecida de utilidade pública, é presidida pelo padre Flávio Jorge Miguel Júnior, atual gestor da Santa Casa, e terá a concessão do imóvel por 30 anos.
No evento, o prefeito José Crespo assinou e sancionou a lei 11.795/2018, aprovada por unanimidade na Câmara, que concede o imóvel localizado à rua Mario Soave, no Jardim São Marcos, onde funcionava o Clube do Vovô e que estava abandonado e depredado, servindo de abrigo para moradores de rua e dependentes químicos. O local, inclusive, constava na lista das 52 minicracolândias existentes na cidade e descobertas pela Comissão de Dependência Química da Câmara.
“Trata-se de uma área pública que era um problema para os moradores do bairro e que agora vai se transformar em solução para muitas pessoas, todos os envolvidos estão de parabéns”, agradece Manoel Borges, presidente da Sociedade Amigos do Bairro Piazza de Roma, que também responde por outros seis bairros na região.
Futuro administrador do imóvel, padre Flávio Miguel Junior diz que será um desafio assumir a área de seis mil metros quadrados e considera a recuperação do local uma missão divina. “Trata-se de um espaço voltado à assistência, apoio e atenção aos menos favorecidos.  A ideia é que o imóvel funcione como uma sede para abrigar trabalhos das pastorais e tenha uma farmácia e um consultório dentário, que hoje estão instalados no Centro Social Padre Pio, mas que ficaram pequenos e não suportam mais a demanda de atendimentos”, explica o gestor.
Quem também participou da solenidade foi o arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Akamine. Ele afirma que não considera um privilegio repassar uma área dessas para a associação ou para a igreja, pois será um local destinado a obras sociais.
O presidente da Câmara, Rodrigo Manga, lembra que o imóvel estava abandonado há anos e era utilizado por dependentes químicos como espaço para consumo de drogas e também prostituição. Ele diz se recordar que durante uma visita ao local encontrou uma Elaine que vivia ali há cerca de dois anos, era viciada, estava grávida e ainda não havia feito pré-natal. “Ela chegava a se prostituir por um trago de crack, mas consegui atendimento com a iniciativa privada e hoje ela faz acompanhamento da gestação e nunca mais usou drogas. Aplaudo este gesto da união entre o poder público e a igreja como chave do sucesso para resgatar pessoas e recuperar uma área degradada e que será usada novamente para o bem público”, comemora Manga.

Rodrigo Manga participa da entrega de escrituras da CDHU para 166 famílias

O presidente da Câmara enfatizou que o documento dará mais autonomia às famílias e ressaltou que um projeto de sua autoria visa ampliar a isenção de IPTU para as famílias beneficiadas com imóvel do CDHU
O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), participou da solenidade de entrega de 166 títulos de propriedade para famílias de Sorocaba por parte da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) na manhã desta quinta-feira, 20, no Centro de Referência em Educação, no Jardim Saira. O evento contou com a presença do presidente do CDHU, Humberto Emmanuel Schmidt; do gerente regional da CDHU, Djalma Luiz Benetti; e do secretário municipal de Habitação, Fábio Camargo.
A senhora Josefina, esposa do munícipe Jorge Machado Oliveira, foi a primeira a receber o título de propriedade, que lhe foi entregue pelo presidente do Legislativo sorocabano. “A entrega das escrituras é um sonho das famílias que se concretiza. Com o recebimento da escritura, a família passa a ter mais autonomia sobre o seu apartamento”, enfatizou Rodrigo Manga, acrescentando que a casa própria é um alicerce da própria cidadania.
O senhor João Alves, de 70 anos, recebeu a escritura em nome de seu filho, Manuel Alves, de 50 anos, que estava trabalhando, e deu um testemunho da importância da casa própria ressaltada pelo presidente do Legislativo: “Estou muito feliz. Agora meu filho tem a garantia de que vai morar no apartamento que é dele mesmo”. O apartamento recebido pelo senhor João Alves, a exemplo dos demais, tem 51 metros quadrados e, em face disso, terá isenção de IPTU e de ITBI.
Isenção de IPTU – Em conversa com o presidente da CDHU, Humberto Schmidt, Rodrigo Manga enfatizou que a entrega da escritura é o primeiro passo. “Agora, é preciso garantir melhorias nos conjuntos habitacionais da CDHU. O Estado precisa buscar parcerias para viabilizá-las, inclusive por meio de medidas legislativas, como a que estamos propondo no âmbito da Câmara de Sorocaba e que pode servir de modelo para outros municípios”, enfatizou. Manga é autor do Projeto de Lei 236/2018, que tramita na Casa, visando ampliar a isenção do IPTU para famílias proprietárias de apartamentos em áreas de interesse social, como os da CDHU.
“Atualmente, em Sorocaba, somente os apartamentos construídos em área de interesse social com até 54 metros quadrados são isentos de IPTU, desde que seu valor venal seja inferior a 60 mil reais. Ocorre que, em áreas de interesse social como Parque da Mata, Altos do Ipanema e Bem Viver, os apartamentos são de 57 metros quadrados e não se enquadram na isenção, inclusive porque seu valor venal, em 1º de janeiro deste ano, já era de 73 mil reais. Por isso, estou propondo que sejam isentos de IPTU imóveis até 70 metros quadrados com valor venal inferior a 74 mil reais”, explica Manga. O projeto, segundo o vereador, irá beneficiar todos os imóveis da CDHU em Sorocaba.
Além das 166 escrituras entregues em Sorocaba, foi dada a ordem de serviço para 127 moradias em Piedade, 68 casas em Pilar do Sul e mais 120 unidades em Torre de Pedra, todas na região administrativa de Sorocaba. Segundo a CDHU, já foram entregues 8.794 habitações de interesse social na região, com investimentos da ordem de R$ 325 milhões.









Como prefeito interino, Rodrigo Manga lança o Projeto Feira Limpa

O prefeito em exercício de Sorocaba, Rodrigo Manga (DEM), fez o lançamento nesta sexta-feira (30) do Projeto Feira Limpa, uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Nutrição, com o Sindicato dos Coletores de Lixo de Sorocaba. Representantes do sindicato e da empresa CSA estiveram presentes.  O ato ocorreu no gabinete do prefeito.
 Segundo o titular da pasta, secretário Fernando Oliveira, o Projeto Feira Limpa, proposto pelo prefeito em exercício, vai integrar o Projeto Feira Amiga, já desenvolvido por essa Secretaria, dando maior ênfase à limpeza das feiras, através da conscientização dos próprios feirantes.

 Durante a reunião com os coletores, o prefeito em exercício Rodrigo Manga assinou o decreto instituindo o Programa Feira Limpa, que terá, entre suas ações, a conscientização dos feirantes sobre a necessidade de descartar corretamente os resíduos; o fechamento das ruas da feira pelo prazo de duas horas após seu término para que os coletores possam limpar o local com segurança; e uma parceria com a iniciativa privada para desenvolver essas campanhas, como a distribuição de sacos de lixo para os feirantes.

 Manga ressaltou a preocupação do Executivo e do Legislativo com a saúde e a segurança dos coletores e lembrou que a Câmara Municipal aprovou uma lei de sua autoria, a Lei 11.446, de 26 de outubro de 2016, que instituiu a Semana de Conscientização “Não Jogue Vidro no Lixo”, que visa conscientizar a população sobre a importância de não se jogar vidro no lixo, sobretudo devido aos riscos de acidentes que traz para os coletores.

 O vereador Rafael Militão, presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Casa, enfatizou que o Projeto Feira Limpa é fundamental para garantir a segurança dos coletores, prevenindo acidentes, muitas vezes graves, e ressaltou que a medida também tem um efeito positivo para o meio ambiente e a saúde pública, uma vez que evita que os resíduos entupam as bocas de lobo e sejam levados para os mananciais.

 Os trabalhadores da coleta de lixo presentes na reunião com o prefeito em exercício relataram vários problemas, especialmente o descarte de casca de palmito, que possuem espinhos, colocando em risco a segurança dos coletores. Segundo os coletores, já houve caso de laranjas serem descartadas na rua, o que motivou a queda de um casal que passava de moto. Outro problema levantado pelos coletores diz respeito aos veículos que começam a trafegar pela via tão logo a feira se encerra, colocando em risco a vida dos coletores que estão varrendo o local e recolhendo o lixo. Esses relatos foram feitos pelos coletores ao prefeito em exercício, que ressaltou a importância de ouvir a categoria.




Rodrigo Manga anuncia programa de estágio não remunerado na Prefeitura Prefeito em exercício, Manga (DEM) assinou decreto que possibilita o estágio não remunerado no setor público do município

 O prefeito em exercício Rodrigo Manga (DEM) assinou decreto, nesta sexta-feira (30), possibilitando convênio entre a Prefeitura de Sorocaba e instituições de ensino para a realização de estágio não remunerado nas diversas secretarias da municipalidade.
 A medida é inspirada em projeto de lei do vereador Hélio Brasileiro (MDB), que previa o estágio não remunerado de profissionais de saúde, especialmente enfermeiras, nas creches do município, com o objetivo de desenvolver um trabalho preventivo de saúde com as crianças matriculadas, por meio do atendimento de puericultura. Todavia, como o projeto era inconstitucional, por vício de iniciativa, o vereador achou por bem não levá-lo adiante.

 A proposta do vereador foi ampliada pelo decreto do prefeito em exercício, permitindo a possibilidade do estágio remunerado para todas as áreas da administração municipal. Esse vínculo entre a Prefeitura e a iniciativa privada barateia muito o custo para o poder público, uma vez que a operacionalização do estágio não remunerado ficará a cargo da própria instituição de ensino, que tem interesse em oferecer a prática profissional para seus alunos.
 Segundo o vereador e médico Hélio Brasileiro (MDB), o oferecimento de consultas de puericultura nas creches é fundamental – proposta de sua autoria que inspirou o decreto – como medida preventiva de saúde, que pode ser realizada por profissional especializado de enfermagem.
 O prefeito em exercício Rodrigo Manga disse que o decreto assinado busca unir a proposta do vereador Hélio Brasileiro com o trabalho do vereador Péricles Régis (MDB)  em prol da geração e emprego. “Além da possibilidade do estágio não remunerado na saúde, levando mais saúde para as crianças e mais tranquilidade para os pais, ampliamos a proposta para as demais secretarias, não onerando o poder público. Na questão da regularização fundiária, por exemplo, esse convênio poderá levar a parcerias com universidades para que assistentes sociais possam fazer o levantamento das famílias que necessitam de moradia”, explicou Manga.
 A reunião de assinatura do decreto contou, ainda, com a participação do secretário de Educação, Mário Bastos; do secretário de Recursos Humanos, Osmar Thibes Junior; e de representantes de escolas técnicas de enfermagem.


Presidente da Câmara toma posse como prefeito interino de Sorocaba Rodrigo Manga (DEM) chefiará o Executivo até sexta-feira, 31, em virtude de viagem do prefeito José Crespo

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Manga (DEM), tomou posse como prefeito interino de Sorocaba na tarde desta quarta-feira, 29, em cerimônia realizada no gabinete do prefeito José Crespo. A solenidade teve participação dos vereadores Fausto Peres (Podemos), Iara Bernardi (PT), João Donizeti (PSDB), Rafael Militão (MDB), Silvano Junior (PV) e Wanderley Diogo (PRP), além de secretários municipais.
Em discurso no momento da posse, Rodrigo Manga falou sobre a importância da harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo. “O trabalho de todos nós, juntos, é visando o benefício da população sorocabana. Daremos continuidade ao trabalho, com uma agenda cheia de compromissos na Prefeitura amanhã. Além disso, esse gesto de transferência do cargo é também uma homenagem à Câmara Municipal."
Rodrigo Manga permanecerá à frente da Prefeitura até sexta-feira, 31. O prefeito José Crespo estará em missão oficial na cidade do Rio de Janeiro e a vice-prefeita Jaqueline Coutinho está de licença por sua candidatura a deputada estadual. A presidência da Câmara Municipal será assumida interinamente pelo vice-presidente Renan Santos (PCdoB).
Agenda de compromissos – Os compromissos de Rodrigo Manga como prefeito nesta quinta-feira, 30, ocorrerão sobretudo no gabinete no 6º andar da Prefeitura.
– 9h: 6º andar da Prefeitura - Lançamento do Projeto Feira Limpa. Participantes: representantes do Sindicato dos Coletores de Lixo de Sorocaba; do secretário de Abastecimento, Agricultura e Nutrição, Fernando Oliveira, e do vereador Rafael Militão (MDB), representando a Câmara Municipal.
– 10h30: 6º andar da Prefeitura - Viabilização de parceria com escolas de enfermagem, a fim de que esses profissionais atuem em creche municipais. Participantes: Representantes de escolas técnicas de enfermagem; do secretário da Educação, Mário Bastos; do secretário de Recursos Humanos, Osmar Thibes Junior; e do vereador Péricles Régis (MDB), representando a Câmara.
– 13h30: 6º andar da Prefeitura - Decreto - Efetivação de parcerias com a iniciativa privada, sem custos à municipalidade. Participantes: Representantes do Shopping Granja Olga e da Destaki Painíes, e o vereador Renan Santos (PCdoB), representando a Câmara.
– 15h: UPH Zona Norte - Entrega de doações feitas pela iniciativa privada. Participantes: Representantes do Shopping Granja Olga, da Destaki Painíes, da Secretaria da Saúde e do vereador Renan Santos (PCdoB), representando a Câmara, além de demais vereadores.
– 17h: 6º andar da Prefeitura -  Encaminhamentos ao Estado para redistribuição de cotas de coleta de sangue a doadores de medula óssea. Participantes: Marina Wilfer, esposa de Thiago Wilfer (à espera de transplante de medula óssea); grupos de doadores, Comissão de Saúde e demais vereadores da Câmara Municipal.





Rodrigo Manga protocola no MP pedido para garantir coleta de sangue de doadores de medula!

Rodrigo Manga protocola no MP pedido para garantir coleta de sangue de doadores de medula
Atendimento é restrito e possíveis doadores estão sendo barrados em Sorocaba. Documento foi entregue pessoalmente à promotora de Justiça Cristina Palma, nesta terça-feira (21)
 O vereador Rodrigo Manga (DEM) protocolou no Ministério Público Estadual, na tarde desta terça-feira (21), representação contra o Governo do Estado, em relação ao pouco caso no atendimento à coleta de sangue de doadores de medulas ósseas em Sorocaba. Conforme deliberação estadual, Sorocaba tem um limite de 200 coletas por mês para novos doadores.
 O documento foi entregue pessoalmente à promotora de Justiça Cristina Palma, que já havia tomado ciência do assunto e que informou que vai propor ação cível para solicitar a ampliação da coleta. “Ela até já acionou a Procuradoria de Justiça, para obter mais detalhes e demais documentações para embasar uma ação. Mas num primeiro momento, a meta é tentar obter uma liminar judicial para que o serviço não seja restringido”, explica Manga.
Segundo o vereador, muita gente tem reclamado que não está conseguindo colaborar, devido à restrição de cotas. “A promotora até citou o caso do sorocabano Thiago Wilfer, de 34 anos, que tem leucemia e precisa de um transplante de medula. Soube que muita gente tem ido fazer a coleta de sangue e que tem sido barrada na porta do hemonúcleo de Sorocaba”, aponta.
A promotora também apontou a disparidade de cotas de coleta liberadas para outras instituições no Estado, como população similar e até menor que Sorocaba, mas com uma capacidade de atendimento maior. É o caso do Hemonúcleo de Ribeirão Preto, que tem 1.500 cotas de coleta de sangue autorizadas por mês. Em Sorocaba e região, a coleta de sangue para esse propósito é feito pela Colsan Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue, que está à frente do hemonúcleo que opera junto ao Hospital Leonor Mendes de Barros.



Câmara propõe campanha para viabilizar recursos à Santa Casa

Vereadores estiveram reunidos com a direção da Santa Casa, nesta segunda-feira (20), e apresentaram proposta de ação para mobilizar, sobretudo, o empresariado
 A Câmara Municipal de Sorocaba propôs ao padre Flávio Jorge Miguel Júnior, que está à frente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, promover uma ação a fim de viabilizar, com o apoio da iniciativa privada, recursos financeiros para serem investidos em melhorias nessa instituição de saúde. Toda essa mobilização estará a cargo da própria Câmara.
Uma reunião entra as partes foi realizada na tarde desta segunda-feira (20) na Santa Casa, para apresentar um esboço da proposta à entidade. A Câmara esteve representada pelos vereadores Rodrigo Manga (DEM), Engenheiro Martinez (PSDB), Fernando Dini (MDB), Fernanda Garcia (PSOL), Iara Bernardi (PT), Hudson Pessini (MDB), Fausto Peres (Podemos), Renan Santos (PCdoB), Anselmo Neto (PSDB) e Wanderley Diogo (PRP).
“A ideia é fazer uma campanha institucional de ajuda à Santa Casa, que é o principal hospital ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Vamos definir ainda o formato dessa iniciativa, de modo a torná-la legal. Mas a ideia é convidar, sobretudo, o empresariado a apoiar essa causa”, adianta Manga.
  O padre Flávio elogiou a iniciativa da Câmara e destacou que qualquer ação é válida para ajudar a Santa Casa, que considera um “patrimônio do povo sorocabano”. Segundo ele, conforme levantamento feito pela diretoria do hospital, a instituição precisaria de R$ 10,3 milhões para custeio de despesas próprias, além de aquisição de equipamentos para melhoraria do atendimento à população.
 De acordo com Manga, a reunião desta segunda-feira marcou o pontapé inicial dessa ação e um novo encontro será realizado nos próximos dias, com o propósito de dar seguimento às discussões e viabilizar a campanha. Lembra ainda que os vereadores têm colaborado com a Santa Casa, por meio de liberação de recursos via emedas impositivas e de economias feitas na Câmara, que possibilitaram, só neste ano, a devolução antecipada de R$ 1,5 milhão para que a Prefeitura repassasse à Santa Casa.
 Recepção e fachada – Antes da reunião, a direção da Santa Casa realizou a entrega das obras de revitalização da fachada e da recepção do hospital. O evento foi acompanhado por alguns vereadores, que conferiram o novo paisagismo do jardim, além de uma sala de atendimento e espera completamente reformulada.
“Nunca o povo sorocabano acreditou tanto na Santa Casa, o que mostra que está sendo feita uma ótima gestão. À Câmara cabe ajudar a fortalecer e potencializar o trabalho que vem sendo feito nesse hospital”, finaliza Manga.







Vereadores visitam novo Hospital Regional e cobram melhorias na regulação

Inaugurado em julho deste ano com 144 leitos de internação (108 cirúrgicos, dos quais, 16 são para crianças, e 36 clínicos), o novo Hospital Regional de Sorocaba, que leva o nome do médico cardiologista Adib Jatene e possui 27 mil metros quadrados de área construída, no Km 106 da Rodovia Raposo Tavares, foi objeto da visita de um grupo de vereadores, liderados pelo presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), durante a manhã desta sexta-feira, 17. Além de Manga, participaram da visita ao hospital o presidente da Comissão de Saúde, Renan Santos (PCdoB), e os vereadores Engenheiro Martinez (PSDB), Iara Bernardi (PT), Dr. Hélio Brasileiro (MDB), Rafael Militão (MDB), Silvano Júnior (PV), Pastor Apolo (PSB), João Donizeti Silvestre (PSDB), Wanderley Diogo (PRP) e Fernanda Garcia (PSOL).
Os vereadores foram recebidos pelo diretor técnico do hospital, o médico pediatra Carlos Garcia, que, no auditório do hospital, fez uma exposição geral sobre seu funcionamento. Em seguida, os vereadores se dividiram em grupos e visitaram todas as dependências do hospital, salvo as que estavam com pacientes em tratamento. Construído na modalidade de parceria público-privada, o novo Hospital Regional é administrado por duas entidades sem fins lucrativos: a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), fundada em 1933, que cuida da parte de atendimento de saúde, chamada de “bata branca”, e a Inova Saúde, que gerencia a parte administrativa do hospital, chamada de “bata cinza”.
Oferecendo atendimento de média e alta complexidade, o novo Hospital Regional de Sorocaba atende na área de emergência e trauma e oferece serviços como neurocirurgia, cirurgia cardiovascular adulto e infantil e ortopedia. O diretor técnico do hospital, Carlos Garcia, explicou que o hospital conta com 96 leitos de UTI, inclusive 20 leitos pediátricos que ainda não estão em funcionamento. Um dos diferenciais do hospital, segundo o diretor clínico, é a informatização de toda a sua gestão hospitalar, inclusive a dispensação de medicamentos, que é feita de modo fracionado e personalizado, garantindo a segurança e eficácia da prescrição, evitando o desperdício.
Carlos Garcia disse que há um estudo em curso para a possível construção de um centro de convivência nas proximidades do hospital, para atender os acompanhantes, muitos deles oriundos de outras cidades, mas essa questão está a cargo da Inova Saúde, que gerencia a parte administrativa do hospital.
O diretor clínico explicou que o hospital é 100% referenciado e, com isso, os pacientes são encaminhados pela Central de Regulação do Estado, além da Central de Regulação de Sorocaba.
Os vereadores foram unânimes em reconhecer a qualidade das instalações do hospital, mas também externaram sua preocupação com a regulação de vagas. O presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM), observou que, de acordo com os dados apresentados pelo próprio diretor clínico do hospital, Sorocaba, apesar de ser a maior cidade da região, ainda é a menos atendida no hospital. Segundo o presidente da Casa, essa é uma questão a ser tratada pela Frente Parlamentar de Saúde.
Outra queixa feita pelos vereadores é sobre a falta de acesso ao hospital pela Rodovia Raposo Tavares no sentido interior-capital, cujas obras previstas ainda não foram realizadas.