Requerimento do vereador Rodrigo Manga sobre implantação de CAPS AD III é aprovado na Câmara
Protocolado pelo vereador Rodrigo Manga (PP), o requerimento que solicita à Prefeitura de Sorocaba informações sobre a possibilidade de implantação de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas 24 horas (CAPS AD III) na cidade foi aprovado pelos membros do Legislativo Municipal, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (7).
Durante a discussão do requerimento, vereador Manga subiu à tribuna para falar sobre a importância da instalação do CAPS AD III como forma de intensificação das ações de prevenção e redução de riscos e danos associados ao consumo de crack, álcool e outras drogas. O requerimento foi elogiado por diversos membros do Legislativo Municipal.
O sistema CAPS AD III funciona 24 horas, durante todos os dias da semana, inclusive aos sábado, domingos e feriados. Os recursos para implantação do CAPS AD III são fornecidos pelo governo federal.
Para o vereador Manga, a implantação do CAPS AD III será muito importante para a cidade. “O CAPS AD III funciona 24 horas e aos feriados. Isso faz toda a diferença já que, na maioria dos casos, o dependente químico se sente arrependido após o consumo da droga que acontece, geralmente, à noite e pela madrugada. É fundamental que o usuário possa ser ajudado na hora em que desejar”, explicou.
A implantação do CAPS AD III também foi tema da carta aberta enviada à Prefeitura, em janeiro, pelo promotor da Vara da Infância e Juventude, Dr. Antônio Domingues Farto Neto. A carta trazia solicitações e medidas que devem ser adotadas na cidade para o combate ao envolvimento de crianças e adolescentes no mundo das drogas.
O Executivo terá 15 dias para responder ao requerimento do vereador, sendo que este prazo pode ser estendido pelo mesmo período.