Vereador Rodrigo Manga protocola requerimento sobre melhorias em conjunto habitacional de Sorocaba
·        Assunto foi tema de reunião com o secretário de Habitação e Urbanismo, Hélio Godoy.
O vereador Rodrigo Manga (PP) protocolou, na última quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Sorocaba, um requerimento que solicita ao Executivo informações sobre a implantação de área de lazer, individualização de hidrômetros e asfalto no estacionamento do Conjunto Habitacional Professor Benedicto Cleto, localizado no bairro Júlio de Mesquita Filho.
De acordo com o texto do requerimento, a instalação de uma área de lazer no local é importante, dentro outros motivos, como forma de compensação a alguns problemas sociais, como: estresse, falta de atividade física e de tempo para o relacionamento entre familiares e amigos.
Sobre a individualização de hidrômetros, o documento afirma que a medida permite que a medição do consumo de água possa ser feito por apartamento e que, assim, cada morador possa pagar exatamente o que consome. Segundo o requerimento, a detecção de vazamentos também pode ficar mais fácil, uma vez que a empresa responsável pelo serviço poderia monitorar o consumo de água de forma isolada e o tempo todo.
O pedido para asfaltar o estacionamento surgiu a partir de reclamações dos moradores sobre o chão de terra no local que, unido ao tempo seco, pode agravar doenças respiratórias. Queixas sobre os buracos e o acúmulo de lama no período de chuvas também motivaram o requerimento.
Secretário de Habitação
Também na quinta-feira, o vereador Rodrigo Manga discutiu as melhorias no Conjunto Habitacional Professor Benedicto Cleto, propostas no requerimento, em reunião com o secretário de Habitação e Urbanismo, Hélio Godoy.
Segundo o secretário, a prefeitura buscará desenvolver uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), de responsabilidade do governo do Estado de São Paulo, para promover a revitalização do local. “É uma proposta da secretaria buscar melhorias para os conjuntos habitacionais e eu fiquei muito contente com o interesse do vereador nessa área. Para que isso aconteça, a prefeitura precisa realizar uma parceria com o governo estadual”, disse Godoy.
De acordo com o vereador Manga, a revitalização da área é fundamental para os moradores. “Por ser uma construção antiga da CDHU, ali, não há área de lazer, individualização de hidrômetros e asfalto no estacionamento. Nos empreendimentos novos, isso já está no projeto. Então, nós vamos buscar essa parceria com o governo estadual para realizar as melhorias para os habitantes do local, que não possuem condições de realizá-las por conta própria”, afirmou o vereador.
O vereador Rodrigo Manga e o secretário Hélio Godoy se reunirão com o presidente da CDHU, Antônio Carlos do Amaral Filho, no final de fevereiro, para discutir o tema.