Vereador Rodrigo Manga solicita informações sobre instalação de CAPS III em Sorocaba
Como parte de sua luta para ajudar os dependentes químicos com tratamento adequado, o vereador Rodrigo Manga (PP) solicitou à Prefeitura de Sorocaba informações sobre a possibilidade de implantação de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas 24 horas (CAPS AD III).
De acordo com o texto do requerimento protocolado na Câmara Municipal, a instalação do CAPS AD III se faz necessária para intensificar as ações de prevenção e redução de riscos e danos associados ao consumo de crack, álcool e outras drogas.
A implantação de uma unidade desse modelo em Sorocaba, segundo o documento, irá proporcionar atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas à dependência química. O sistema CAPS AD III funciona 24 horas, durante todos os dias da semana, inclusive aos sábado, domingos e feriados. Os recursos para implantação do CAPS AD III são fornecidos pelo governo federal.
Para Manga, essa implantação é muito importante para a cidade. “O CAPS AD III funciona 24 horas e aos feriados e isso é de extrema importância. Na maioria dos casos, o dependente químico se sente arrependido após o consumo da droga que acontece, geralmente, à noite e pela madrugada. É fundamental que o usuário possa ser ajudado na hora em que desejar, mas o CAPS em funcionamento, hoje, em Sorocaba, possui limite no horário de atendimento”, afirmou o vereador.
O requerimento entrará em votação na Câmara Municipal após o fim do recesso dos vereadores, em fevereiro.