Diario de Sorocaba Publicou.
Vereador Rodrigo Manga reúne-se com secretária de Justiça do Estado de São Paulo
· Membro do Legislativo sorocabano e Eloísa de Souza Arruda discutiram a implantação de um serviço de internações involuntárias e compulsórias para dependentes químicos em Sorocaba.
O vereador Rodrigo Manga (PP) reuniu-se, na manhã de sexta-feira (22/02), com a secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloísa de Souza Arruda, para discutir a possibilidade de implantação do programa de internações involuntárias e compulsórias para dependentes químicos na cidade de Sorocaba. O encontro aconteceu na sede do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) e contou com a presença do advogado Cid Vieira, presidente da Comissão de Estudos Sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Realizado em conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, profissionais da área da saúde e da OAB, o Cratod é um serviço que atende os dependentes químicos e seus familiares, oferecendo orientação e apoio nos aspectos sociais e jurídicos. No local, também funciona um plantão judiciário, cujo objetivo é avaliar a necessidade de internações involuntárias ou compulsórias.
Durante a reunião, o vereador Manga expôs o desejo de implantar um modelo de Cratod na cidade, semelhante ao aplicado na capital paulista. “Assim como a secretária, eu acredito que Sorocaba pode ter um projeto-piloto no interior. A implantação de um Cratod na cidade, além de atender imediatamente os dependentes químicos, também estimulará a rede de atendimento existente a funcionar melhor”, afirma.
De acordo com a secretária de Justiça, as ações desenvolvidas pelo Cratod estão sendo muito positivas. “Em um primeiro momento, nós esperávamos atender, especificamente, a população da Cracolândia, na região central de São Paulo. Mas, o projeto abriu as portas para famílias desesperadas, que trazem seus parentes para o atendimento de saúde e assistência social. É este serviço que nós estamos procurando prestar”, relata Eloísa.
Para o advogado Cid Vieira, Sorocaba pode dar o exemplo para outras cidades do país, sobre o enfrentamento das drogas. “Nós tivemos uma reunião muito produtiva com a secretária e eu vejo, com muita esperança, a possibilidade de levarmos um exemplo dessa estrutura do Cratod para o município. Com o serviço e a iniciativa do vereador Manga, poderemos ter condições de dar um melhor atendimento aos dependentes químicos e suas famílias”, frisa o representante da OAB.
A reunião com a secretária de Justiça fez parte dos trabalhos da comissão formada, na Câmara Municipal, para discutir a problemática da dependência química em Sorocaba. Presidida pelo vereador Manga, a comissão também é integrada pelos vereadores Saulo do Afro Art´s (PRP), Waldomiro de Freitas (PSD), Luis Santos (PMN) e Pastor Apolo (PSB).
Funcionamento
Em 15 de fevereiro, o vereador Manga já havia visitado as instalações do Cratod, para conhecer detalhes sobre o funcionamento do projeto. “Ali, pudemos ver pessoas que estão buscando resolver o problema da dependência química e o atendimento disponibilizado a elas. O Cratod é muito eficaz e eu quero trazer este modelo para a cidade. Vamos buscar apoio do Judiciário, do Legislativo e do Executivo, para que Sorocaba possa contar com esse programa”, afirma Manga.
Segundo dados da Comissão Antidrogas da OAB, nos primeiros 30 dias de funcionamento, o Cratod realizou 912 encaminhamentos. Foram contabilizados, entre outros, os atendimentos feitos pelos advogados da OAB, Defensoria Pública, Ministério Público e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).