Vereador Rodrigo Manga solicita informações
sobre fechamento do CAPS da Zona Norte

·         Requerimento assinado pelo membro do Legislativo sorocabano foi aprovado, nesta semana, na Câmara Municipal.
De autoria do vereador Rodrigo Manga (PP), foi aprovado, nesta semana, na Câmara Municipal de Sorocaba, o requerimento que solicita ao Executivo informações sobre o fechamento do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), localizado na Zona Norte.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, o fechamento do CAPS AD foi ocasionado pela falta de psiquiatras especializados no atendimento a dependentes químicos. No local onde funcionava a unidade, o Executivo irá implantar o CAPS AD III, que atenderá pacientes 24 horas, todos os dias da semana.

Para o vereador Manga, a desativação da unidade foi um retrocesso para o combate à dependência química na cidade. “Esse fechamento foi um erro, pois a implantação do CAPS AD III deveria ser feita, sem que houvesse a necessidade de desativar a estrutura já existente. Por isso, é fundamental que a Prefeitura esclareça se não existia outra saída”, disse.

Com a desativação da unidade, os dependentes químicos passarão a ser atendidos apenas no CAPS AD situado na Rua Brigadeiro Tobias, 716, Centro. O requerimento do vereador deve ser respondido pelo Executivo até o dia 8 de março.

Audiência pública

A realização de uma audiência pública, para a discussão da problemática da dependência química em Sorocaba, também foi aprovada na Câmara. O requerimento igualmente foi feito pelo vereador Rodrigo Manga, que é presidente de uma comissão sobre o tema.

Para o membro do Legislativo sorocabano, a audiência será muito importante para a discussão de medidas que possam ser adotadas na cidade. “Discutiremos o funcionamento do programa ‘Entre Nós’, que já é desenvolvido em Sorocaba, e a implantação do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), projeto de assistência social e jurídica, do Governo do Estado de São Paulo”, explicou Manga.

A audiência pública será realizada no dia 18 de abril, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba.