Vereador Rodrigo Manga visita Cratod em São Paulo
· Na capital paulista, Manga conheceu o funcionamento do plantão judiciário de internações para dependentes químicos e estuda trazer o projeto para Sorocaba.

O vereador Rodrigo Manga (PP) esteve em São Paulo, na manhã de sexta-feira (15), para visitar o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) e conhecer o funcionamento do plantão judiciário de internações involuntárias e compulsórias para dependentes químicos, projeto do Governo do Estado que teve início em janeiro.
Localizado no bairro Bom Retiro, na capital paulista, o Cratod é um serviço da Secretaria Estadual de Saúde que atende os dependentes químicos e seus familiares, oferecendo orientação e apoio nos aspectos sociais e jurídicos. No local, também funciona um plantão judiciário, cujo objetivo é avaliar a necessidade de internações involuntárias ou compulsórias. O programa é realizado em conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, profissionais da saúde e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na visita, o vereador Manga foi recepcionado pelo advogado Cid Vieira, presidente da Comissão de Estudos Sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins da OAB, que explicou ao representante do Legislativo sorocabano detalhes sobre o programa. “Nós presenciamos, no Cratod, um grande número de mães pedindo ajuda. Antes, as famílias dos dependentes químicos não tinham a quem recorrer. A OAB realiza, aqui, um trabalho jurídico mas, também, de cidadania e humanitário. Estamos formando um grande mutirão pela vida, tentando dar alento e esperança às famílias que enfrentam esse grave problema das drogas".
Manga também conversou com Iasin Issa Ahmed, juiz da Vara da Infância e Juventude de Santo Amaro, que faz parte do projeto desde o primeiro plantão judiciário realizado em janeiro. “Esse programa é importante pois, permite que conheçamos, de perto, a demanda social relacionada à questão das drogas, o drama das famílias e onde estão faltando políticas públicas”, contou.
Implantação
Segundo Vieira, a implantação desse projeto em outras cidades é de extrema importância. “É fundamental que o problema da dependência química seja enfrentado em diversas cidades do interior. As drogas atingem, hoje, todas as classes sociais e municípios do Estado de São Paulo”, declarou.
De acordo com Ahmed, é fundamental que as cidades possuam uma estrutura operacional, capaz de atender à demanda local. “Essa estrutura vai desde os funcionários do Judiciário até as ambulâncias. Além de juízes, promotores e defensores públicos, é ideal que exista uma equipe muito boa na área da saúde, englobando médicos, psiquiatras, equipes de remoção e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)”, detalhou o juiz.
Para o vereador Manga, a visita ao Cratod foi esclarecedora e estimulante para trazer o projeto para Sorocaba. “Ali, pudemos ver pessoas que estão buscando resolver o problema da dependência química e o atendimento disponibilizado a elas. O Cratod é muito eficaz e eu quero trazê-lo para a cidade. Vamos buscar apoio do Judiciário, do Legislativo e do Executivo, para que Sorocaba possa contar com esse programa”, afirmou.


Comissão
Durante sessão realizada na última quinta-feira (14), foi aprovada, na Câmara Municipal, a criação de uma comissão que discutirá a problemática da dependência química em Sorocaba. Presidida pelo vereador Rodrigo Manga, a comissão também será formada pelos vereadores Saulo do Afro Art´s (PRP) e Waldomiro de Freitas (PSD).
A comissão se reunirá com a secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda, na próxima semana, para discutir a possibilidade de implantar o projeto do Cratod em Sorocaba.